O que é uma Empresa Júnior?

Postado por:

Empresa júnior (EJ) é uma associação civil sem fins lucrativos e com fins educacionais formada exclusivamente por alunos do ensino superior ou técnico, regulamentada no Brasil através da Lei 13.267/2016 . Ficou difícil? Vamos analisar o conceito de empresa e depois o caso das juniores.

Uma empresa é uma entidade que transforma insumos em produtos/serviços, gerando valor e suprindo demandas de consumidores. 

Quando existe um público que demanda por cadeiras, haverá uma oportunidade para uma empresa vender cadeiras de madeira, por exemplo. Esta madeira foi plantada, cortada e tratada por outro empresário, que alugou tratores (planejados e produzidos por um grupo de engenharia), comprou sementes de eucalipto (modificadas geneticamente por especialistas em biotecnologia) e resolveu vender as tábuas necessárias para a produção daquelas cadeiras de madeira. O mais legal é que ainda podem existir cadeiras feitas de ligas metálicas, de polímeros sintéticos, recicladas de pneus velhos, e várias empresas fazendo isso acontecer. Além das cadeiras e vários outros produtos físicos, empresas também oferecem serviços, resolvendo problemas contábeis, prestando consultorias, entregando projetos de engenharia, relatórios, e vários outros.

As Empresas Juniores podem fazer tudo isso, mas a motivação não é colocar dinheiro no bolso, é aprender.

A grande diferença é que as EJs são compostas por acadêmicos, todos voluntários, que desejam aplicar na prática as teorias vistas durante a formação profissional. Os serviços prestados por elas são relacionados à grade curricular, e sempre supervisionadas e orientadas por um professor, por isso são serviços relativamente mais simples comparados ao restante do mercado, e por isso os preços são menores.
Dentro de uma EJ existem diretores de Finanças, de RH, de Projetos, mas nenhum deles ganha um centavo de salário. Os Empresários Juniores vendem seus produtos ou serviços, e todo faturamento pode (e deve) ser convertido em formação dos membros, especialização, cursos, e claro, a manutenção das operações do negócio, sejam auxílios em locomoção, alimentação ou até mesmo comprando uma nova geladeira ou papel de parede para a sede da EJ.

Estes são alguns dos objetivos de uma EJ para com seus membros:

  1. Trazer uma oportunidade de vivenciar o mercado de trabalho em caráter de formação para o exercício da futura profissão,  aguçando-lhes o espírito crítico, analítico e empreendedor;
  2. Aperfeiçoar o processo de formação dos profissionais em nível superior;
  3. Estimular o espírito empreendedor e promover o desenvolvimento técnico, acadêmico, pessoal e profissional de seus membros associados;
  4. Intensificar o relacionamento entre as instituições de ensino superior e o meio empresarial;
  5. Promover o desenvolvimento econômico e social da comunidade ao mesmo tempo em que fomenta o empreendedorismo de seus associados.

Hoje a UFMS conta com 12 empresas juniores, das quais 9 são de Campo Grande, prestando serviços desde engenharia, farmácia, até direito, e a PIME tem papel fundamental no desenvolvimento das empresas, e nos membros delas. Quem também apoia o trabalho das EJs é a UFMSJr, o primeiro programa de uma Universidade do Brasil que busca o desenvolvimento do MEJ (Movimento Empresa Júnior) em seu estado.

Quer saber mais sobre EJ? Visite o site da UFMSJr e saiba mais.