Empresa Júnior desenvolve app capaz de salvar a vida de 70 mil gestantes
O cenário de gestantes no Brasil apresenta um alto número de mulheres grávidas ainda na adolescência e, em contraponto, mostra também uma crescente no número de grávidas com mais de 30 anos de idade, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essas duas faixas etárias apresentam riscos para as mães e bebês, o que exige um acompanhamento mais atento e próximo entre os envolvidos.
Para isso, desenvolveram um aplicativo com o uso de inteligência artificial, capaz de aproximar as gestantes dos postos de saúde, dando acesso mais ágil aos resultados dos exames realizados no pré-natal. O projeto é capaz de entregar as informações para as grávidas até 87% mais rápido do que a maneira tradicional, que conta com filas, horas em pé e desencontro de informações.
O programa tem como objetivo melhorar a qualidade da triagem pré-natal realizada para verificar a presença de doenças que possam ser transmitidas da gestante ao bebê, como a sífilis. O resultado desta triagem viabiliza o tratamento de tais doenças, evitando graves sequelas. Esta situação está relacionada diretamente ao terceiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), que é assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Leia a matéria completa: http://lnk.ufms.br/WzJ47