Startups para o Bem
Desenvolver soluções para auxiliar ONGs em todas as etapas da captação de recursos é a missão de diversas startups, criadas com o propósito de atender exclusivamente o Terceiro Setor. Pequenas, inovadoras e do bem, essas empresas prestam serviços que otimizam processos vitais de gestão com ferramentas de CRM, sistemas de pagamento, campanhas de marketing, relatórios analíticos, consultorias, acesso ao crédito e até agências de turismo.
“Essas soluções são fundamentais para as organizações da sociedade civil […] elas precisam inovar seus processos de engajamento e captação de recursos”, diz Amanda Riesenberg, diretora da Because, agência de marketing especializada no Terceiro Setor e Negócios Sociais. Entre os exemplos de startups voltadas para o terceiro setor, estão:
1) Trackmob – oferece uma solução de captação on-line, que possibilita às organizações direcionar o tráfego na internet para uma única página, otimizando o cadastro e tornando as doações feitas via cartão de crédito mais ágeis e seguras. Em meados de 2014, a startup chamou a atenção da aceleradora carioca Papaya Ventures, quando recebeu seu primeiro aporte de diversos aportes de investimentos até hoje.
2) BeCause – com mais de uma década de experiência em marketing e mobilização de recursos (seu nome anterior era Nossa Causa), a agência atende exclusivamente organizações e negócios sociais. Suas soluções são pensadas na atração e retenção de doadores por meio de campanhas nos meios digitais e monitoramento dos resultados.
3) Firgun – facilitadores para o acesso ao crédito de negócios sociais, criados na periferia. Por meio de uma plataforma, qualquer internauta pode virar um investidor emprestando dinheiro aos microempreendedores credenciados na Firgun. O financiamento será quitado por meio de prestações corrigidas por juros justos.
4) SocialDOCs – É uma produtora de filmes totalmente dedicada ao terceiro setor. Para eles, contar as histórias da organização é uma fórmula eficiente para fortalecer a credibilidade da ONG, perante novos e atuais doadores
Fonte: http://setor3.com.br/doacoes-em-queda-impulsionam-startups-de-servico-para-ongs/