#NoMercado – Educação

Postado por: MATHEUS VIEGAS DE CAMPOS CAMACHO

A transição para a vida adulta é cheia de anseios e dúvidas, o que envolve qual caminho seguir. Pensando nisso, os fundadores da LifenRoll, uma EdTech, criaram uma plataforma digital onde os usuários podem agendar (“matchs”) vivências reais com mentores das mais variadas áreas do conhecimento. Ou seja: tudo para ajudar os alunos a tomarem boas opções para suas vidas. Por exemplo, se um adolescente está em dúvida se escolhe Engenharia Elétrica ou Engenharia de Produção, ele vai conseguir tomar a melhor decisão depois de passar um dia sendo a “sombra” de um profissional nas principais atividades do seu dia a dia.

O primeiro ponto levantado pela LifenRoll é que há 200 anos o ensino é o mesmo, o que leva a resultados desastrosos. Segundo a empresa, 95% dos jovens não sabem qual curso fazer, 49% desistem do curso escolhido e 71% estão insatisfeitos com o trabalho atual. Mudar isso era fundamental para que a educação se tornasse mais eficiente.

E o que é uma EdTech? São startups com o propósito de mudar e trazer produtos e projetos inovadores à educação. Com a chegada da internet e das novas tecnologias, é possível transformar a forma como aprendemos e agregar processos mais eficientes e econômicos a essa área.

E a PIME não poderia ficar de fora. A TotBox é uma startup em processo de graduação na incubadora que oferece cursos para o ensino de programação e da robótica para alunos e escolas, envolvendo nesse processo os professores e estudantes, por meio de cursos, oficinas, provas e competições que possibilitem contato, uso e domínio de ferramentas, tecnologias e materiais relacionados com a programação e a robótica que podem ser utilizados em sala de aula.

A Escola em Foco é uma empresa incubada que tem como objetivo oferecer momentos, lembranças e memórias fotograficas para as crianças e seus familiares, qualificar professores e alunos para que desenvolvem habilidades relacionadas com fotografia, cinema e audiovisual e trazer a todos e a todas um olhar inovador por meio da fotografia e audiovisual.

E a Educon, recém-incubada na PIME, é uma empresa que tem como finalidade oferecer consultorias especializadas para ajudar instituições de ensino e educadores a utilizarem tecnologias digitais para transformar a aprendizagem de forma criativa.

Para ficar mais por dentro sobre o assunto e outras EdTechs, dê uma olhada nesses links:

12 startups que estão transformando a educação no Brasil

O que são edtechs e 10 startups do ensino para ficar de olho

EdTechs: A onda das startups de educação