AGINOVA e SHD Graphene representam UFMS no Pantanal Tech 2025

Postado por: Filipe Braga

Saulo Moreira (Diretor AGINOVA), Albert Schiaveto (Vice-reitor UFMS), Nalvo Franco (Professor UFMS) e Sócios da SHD Graphene

A Agência de Inovação (AGINOVA) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) marcou presença no Pantanal Tech 2025, realizado entre os dias 26 e 29 de junho em Aquidauana no campus da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). O evento, considerado o maior do estado voltado à tecnologia, inovação e sustentabilidade, reuniu representantes de universidades, empresas, centros de pesquisa, governo e sociedade civil.

Representando a UFMS, esteve presente o diretor da AGINOVA, Saulo Gomes Moreira, que participou das atividades. Entre os destaques esteve a SHD Graphene, startup incubada no HUB PIME, que apresentou seus avanços na produção e aplicação de grafeno em diferentes segmentos tecnológicos.

Para Murilo Magalhães Dias dos Santos, sócio da empresa, o evento foi estratégico para o fortalecimento da SHD Graphene no mercado e na ampliação de suas conexões. “No evento, conseguimos ampliar a exposição do nosso produto ao mercado, além de uma troca incrível de experiências empreendedoras com empresários de grande porte, acadêmicos e centros de pesquisa. O ambiente foi ideal para que ampliássemos nossa rede de contatos e compartilhássemos nossos conhecimentos que foram adquiridos no decorrer da empresa”.

Murilo Magalhães, Samuel Ojeda e Júlio César (Sócios da SHD Graphene)

Além da exposição, a SHD Graphene conquistou novas possibilidades de negócios e colaborações estratégicas. “Como resultado da participação, além da expansão do nosso networking, firmamos possíveis parcerias com empresas e instituições de tecnologia de grande porte, o que abriu uma gama de colaborações futuras para projetos de amplo alcance. O Pantanal Tech mostrou-se um espaço vital para a integração entre ciência, empreendedorismo e inovação. Agradecemos à UFMS e à organização da PIME por promover esse ecossistema de conexões e oportunidades”.

Pantanal Tech 2025

O evento é fruto da parceria entre UEMS e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, com organização da Fundect, Fundação MS, Embrapa Pantanal, UFMS, entre outras instituições. Com o eixo estratégico “Desenvolvimento sustentável do Pantanal”, o evento abordou temas como agricultura familiar, agroindústria, agronegócio, economia criativa, inovação, sustentabilidade, turismo e geração de renda.

Para a PIME, a presença no Pantanal Tech reafirma o compromisso com o desenvolvimento regional, a geração de inovação e o apoio a empreendedores para que suas soluções impactem positivamente a sociedade e o mercado, integrando ciência, tecnologia e sustentabilidade para o futuro do Pantanal.