Conselho Superior da Fundect aprova Programa de Apoio a Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica

Postado por: Jardel Pauber Matos E Silva Silva

O Conselho Superior da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) aprovou, em sua última reunião, no dia 24 de fevereiro, a criação do Programa de Apoio a Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica.

Segundo o Diretor-Presidente da Fundect, professor Marcelo Turine, o programa será um grande avanço na área de inovação tecnológica no Estado, pois visa apoiar o desenvolvimento das Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica (IEBT) como estratégia para a geração de novos produtos, processos e empresas de base tecnológica, capazes de posicionar o Estado nos rumos da economia do conhecimento.

Jardel Mattos, presidente da Rede Sul-Mato-Grossense de Inovação, associação que engloba as incubadoras de empresas, parques tecnológicos (em processo de implantação em MS) e habitats de inovação do Estado, afirma que atualmente, em Campo Grande, existem as incubadoras municipais (alimentos, vestuário, artesanato, couro e tecnológica), a INTERP, da Fundação Manoel de Barros, e a Pantanal Incubadora Mista de Empresas (PIME), vinculada à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), da qual é gerente. Em Dourados, existem ainda a Incubadora Municipal e a Incubadora FÊNIX, ligada à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Outras incubadoras estão sendo implantadas em cidades do interior, como Ponta Porã e Nova Andradina.

Mattos explica que em uma incubadora a empresa passa por várias fases. Na pré-incubação, a empresa ou pessoa física ainda não precisa ter CNPJ. Ela chega à incubadora com uma ideia ou um projeto e passa por uma seleção. Sendo pré-selecionada, ela inicia o período de adaptação e, em seguida, começa o estágio de incubação. Uma empresa incubada recebe apoio de diversas formas, como infraestrutura, consultoria, compra de equipamentos, auxílio para escrever projetos, parcerias com universidades, ou seja, todo suporte necessário para se desenvolver de forma saudável para que tenha êxito. “O sucesso não é garantido, mas a incubadora dá todo o apoio necessário para isso”, destaca Mattos.

Maiores informações você encontra no site: http://fundect.ledes.net/news/3454/conselho-superior-da-fundect-aprova-programa-de-apoio-a-incubadoras-de-empresas-de-base-tecnola-gica