Dia do Empreendedorismo Feminino

Postado por: Danillo Raniery Gomes de Carvalho

Nesta quinta-feira, 19 de novembro, comemora-se o Dia Global do Empreendedorismo Feminino. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2014, para celebrar a mulher que empreende e o impacto gerado na economia.

No Brasil, existem cerca de 24 milhões de empreendedoras, contra 28 milhões de homens empreendedores, segundo dados do Monitoramento de Empreendedorismo Global (Global Entrepreneurship Monitor). 44% dessas mulheres empreendem por necessidade ou escassez de emprego, percentual que é menor no caso dos homens (32%).  Ainda, em algumas áreas como a de tecnologia e de inovação, é mais difícil encontrar mulheres empreendendo. De acordo com o Mapeamento da Associação Brasileira de Startups, 84% dos donos de startups são homens.

Ocupando posição de destaque no cenário nacional e internacional, a publicitária Ana Fontes é a fundadora de uma plataforma de apoio ao empreendedorismo feminino que reúne mais de 750.000 mulheres – a Rede Mulher Empreendora. O grupo oferece, por meio de mentorias voluntárias, capacitação para empreendedoras de diferentes estágios. Conheça um pouco mais da história dela em:

https://imulherempreendedora.com.br/inspiracao/mulheres-que-inspiram/transformadoras-ana-fontes-rede-mulher-empreendedora

Além disso, em comemoração ao referido dia, o Sebrae organizou um ciclo de palestras e bate-papo com mulheres empreendedoras, por meio de lives. Veja a programação completa em:

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraedelas2020

 

Compartilhe:
Veja também