Hub de Inovação seleciona empreendimentos em dez munícipios

Postado por: Filipe Braga

 

A Agência de Inovação (Aginova) está selecionando empreendimentos de inovação desenvolvidos em Mato Grosso do Sul para ações de ideação, prototipação, consolidação, aceleração e expansão no Hub Pantanal Inovação e Modelagem Empreendedora (Pime). O edital recebe propostas até 8 de novembro, com vagas disponibilizadas e atualizadas periodicamente na página pime.ufms.br.

“O Hub Pime potencializa a formação acadêmica ao conectar estudantes com o ecossistema de inovação e empreendedorismo. Os participantes desenvolvem habilidades práticas complementares ao currículo tradicional, como: criação e validação de modelos de negócio; desenvolvimento de produtos e serviços inovadores; prototipagem e testes com usuários reais; apresentação de pitchs e comunicação estratégica; planejamento financeiro, marketing e captação de recursos; e trabalho em equipe, liderança e tomada de decisão. Além disso, o engajamento com a Pime pode gerar experiências relevantes para o portfólio profissional, ampliar redes de contato e abrir portas para futuras oportunidades no mercado ou na pesquisa aplicada”, ressalta o diretor da Aginova, Saulo Moreira.

A secretária de Desenvolvimento da Inovação da Aginova, Camila Comineti, explica que o Hub Pime alcança empreendimentos nos mais diversos estágios de maturação e está estruturado em cinco ações principais. “A primeira ação é a ideação: é voltada a pessoas físicas com ideias inovadoras, ainda sem Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), que desejam estruturar um modelo de negócio e desenvolver um Produto Mínimo Viável (MVP). Depois vem a prototipação, direcionada a empresas com CNPJ e MVP funcional, que estão na fase de validação da solução e dos primeiros clientes e a consolidação, destinada a negócios já operacionais, com vendas iniciais, que buscam organizar seus processos, estrutura financeira e canais de venda. Por fim, há a aceleração: voltada a empresas em fase de crescimento, que precisam escalar seus modelos com apoio em gestão, indicadores e captação de recursos e a expansão, destinada a empresas já consolidadas que buscam diversificar mercados, internacionalizar ou atrair investimentos para ampliar sua atuação”, detalha a secretária.

“As modalidades de vinculação disponíveis são: não-residente: participação remota, sem uso da estrutura física da UFMS; residente em coworking: uso de espaço compartilhado da Pime; residente com módulo exclusivo: uso de sala própria; residente com uso compartilhado de laboratórios: acesso técnico conforme disponibilidade. As vagas são distribuídas conforme disponibilidade por local e modalidade”, explica o diretor. Há possibilidade de participar em todos os câmpus da Universidade, incluindo a Cidade Universitária.

“A seleção se estende para os dez câmpus da UFMS, em todos os municípios onde a Universidade atua. Isso foi possível graças à expansão da estrutura da Pime para os Câmpus de Aquidauana, Chapadão do Sul, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Corumbá, Paranaíba, Ponta Porã, Três Lagoas e à Cidade Universitária (Campo Grande). Essa capilaridade é resultado da institucionalização da Pime como programa estratégico da UFMS, com o objetivo de fortalecer a inovação e o empreendedorismo regional, descentralizando oportunidades e aproveitando as vocações locais de cada região”, destaca Moreira.

O público-alvo inclui tanto pessoas físicas com ideias inovadoras quanto empresas já formalizadas. “O edital é aberto à comunidade acadêmica e externa, contemplando negócios em diferentes estágios, desde iniciativas em fase inicial até empresas com operação consolidada. A seleção é inclusiva e valoriza propostas com liderança feminina, impacto socioambiental e vínculo com projetos desenvolvidos na Universidade”, acrescenta a secretária da Aginova. “[Os empreendedores devem] apresentar um modelo de negócio coerente e bem estruturado (Canvas e pitch); demonstrar capacidade técnica e empreendedora da equipe; ter visão de futuro e engajamento com o processo de incubação; conhecer bem o problema que desejam resolver e o mercado-alvo; e preparar os entregáveis exigidos para cada ação (por exemplo, MVP funcional, plano de negócios, plano de expansão etc.)”, complementa Camila.

As inscrições devem ser feitas no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj) e é preciso anexar os documentos solicitados descritos no edital. “Nesta nova etapa, ampliamos o espaço para ideias que ainda não se transformaram em inovação, uma excelente oportunidade para projetos que surgem nas salas de aula, nos projetos de pesquisa e extensão. Por isso, criamos a ação de Ideação, que responde a uma demanda recorrente dos câmpus e da Cidade Universitária por apoio estruturado a iniciativas acadêmicas com potencial inovador”, reforça a secretária.

Ainda de acordo com Camila, a avaliação das propostas é composta por várias etapas que incluem análise documental, entrevista com a equipe da Pime e avaliação técnica por banca especializada. “Em todas as fases, são exigidos critérios objetivos e pontuação mínima para aprovação. A expectativa é muito positiva! Estamos iniciando este novo ciclo com o compromisso de fortalecer o ecossistema de inovação da UFMS e do Estado, oferecendo suporte técnico, formação e infraestrutura para transformar ideias em negócios sustentáveis. Queremos atrair propostas alinhadas aos desafios regionais e nacionais, com potencial de gerar impacto social, econômico e ambiental”, avalia.

“As ações de aceleração e expansão também trazem uma nova perspectiva, ao promover a sustentabilidade e o crescimento de startups que já validaram seus modelos de negócio. Com isso, buscamos consolidar o Hub Pime como uma referência em empreendedorismo universitário e desenvolvimento regional”, finaliza Camila.

Confira mais detalhes no edital disponível abaixo:

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download

 

Texto: Vanessa Amin