Mobilidade urbana e o papel da tecnologia e das empresas na nova economia

Postado por: geovanna

A mobilidade urbana é um desafio a ser enfrentado por diversas metrópoles do mundo, que passam pela necessidade de investimentos em transporte público e a crescente necessidade de redução das frotas de veículos e da poluição.

No Brasil, somam-se a este cenário o baixo investimento público – para se ter uma ideia, em 2018, apenas 17% dos R$ 42,85 bilhões investidos em transporte no país foi destinado à mobilidade urbana – e o alto custo do transporte: o gasto com transporte já supera o de alimentação, segundo a última Pesquisa de Orçamentos Familiares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A cultura de compartilhamento de carros é uma tendência mundial. No mundo inteiro, mais de 7 milhões de pessoas usam algum tipo de compartilhamento, mostra outra pesquisa da consultoria Frost & Sullivan. Outro levantamento, realizado pela consultoria Navigant Research em 2013, aponta que o número de usuários de plataformas de carsharing crescerá de 2,3 milhões para 12 milhões em 2020.

Este mercado também está em alta no Brasil e cada vez mais ganha novos adeptos. Só na moObie, uma das maiores plataformas de carsharing do Brasil, de 2018 a 2019, o número de usuários saltou de 75 mil para 440 mil e a quantidade de veículos disponíveis para locação foi de 4 mil para mais de 40 mil cadastrados. Uma pesquisa realizada recentemente pela Ipsos aponta que 30% dos paulistanos aceitam largar o carro para economizar ou mudar o estilo de vida, utilizando outros meios de transporte.

O crescimento intenso deve-se também à expansão nacional que a plataforma empreendeu em março de 2019. O app e a tecnologia da moObie está disponível em mais de 5.500 municípios do Brasil, basta fazer o download na Apple Store ou Google Play. Com isso, até regiões que não contam com táxis ou aplicativos de transporte, têm uma maneira de utilizar carros quando preciso.

Leia mais!

Fonte: https://startupi.com.br/2019/11/mobilidade-urbana-e-o-papel-da-tecnologia-e-das-empresas-na-nova-economia/