MVP: Produto Mínimo Viável

Postado por: MATHEUS VIEGAS DE CAMPOS CAMACHO

O que é um produto mínimo viável (MVP)?

Produto Mínimo Viável – ou Minimum Viable Product (MVP) – é a versão simplificada de um produto final de uma startup. A partir dela, o empreendedor vai oferecer o mínimo de funcionalidades com o objetivo de testar o encaixe do produto no mercado.

A prática do MVP ficou popular com o livro Startup Enxuta, de Eric Ries, e é utilizada principalmente na fase inicial dos negócios. Isso permite que empreendedores validem sua ideia antes de desenvolver o produto final. Em outras palavras, permite descobrir se ele, de fato, soluciona o problema do consumidor.

Apesar de ser trabalhado com o mínimo de recursos possíveis, ele precisa manter sua função de solução para a qual foi criada e entregar valor ao cliente.

Produto mínimo viável não é protótipo ou solução ruim da sua ideia

O MVP já faz parte do produto final e precisa, obrigatoriamente, entregar um valor grande para convencer o público de que aquilo dará certo.

Os passos para criar um produto mínimo viável

Não existe uma maneira única para você validar seu produto mínimo viável: o processo dependerá do tipo de negócio, dos clientes e, principalmente, da habilidade técnica do próprio time ao desenvolvê-lo. No entanto, existem alguns passos que podem ajudar no processo.

1º Passo: ter uma boa equipe

2º Passo: entender o cliente e definir a dor

3º Passo: delimitar quantas variáveis precisam ser confirmadas ou alteradas

4º Passo: pôr em prática de forma manual

5º Passo: Melhorar, melhorar e melhorar!

Caso de sucesso

O Groupon começou como um blog, no qual todos os cupons eram enviados por e-mail, através de um PDF. A primeira versão do site era completamente manual e sem grandes investimentos. “Alguém entrava no site e fazia um pedido “Quero comprar uma pizza com desconto”. Quando eles recebiam um pedido como esse, eles saiam correndo para encontrar alguma pizzaria, por exemplo, que se disponibilizassem a criar um cupom de desconto para eles”, conta o Bernardo Pascowitch.

Leia a matéria completa AQUI!

Fonte: https://www.startse.com/noticia/startups/mvp

Compartilhe:
Veja também