#NoMercado – Arquitetura
Space Hunters. “Caçadores Espaciais”. Soa como o nome de algum videogame ou fliperama das antigas.
A proposta da startup gaúcha, porém, é coisa séria. Fundada por dois arquitetos, a Space Hunters municia empreendedores com uma análise detalhada de onde instalar o seu negócio. Os espaços “caçados”, claro, são pontos comerciais.
Identificar o melhor ponto para a sua loja ou empresa nem sempre é simples. Pode ser que aquela via primordialmente comercial já esteja saturada, ou que a rua onde pintou um imóvel bacana fique longe dos olhos de seu público-alvo… E essa decisão tem o potencial de influenciar o sucesso — ou o fracasso — do seu empreendimento.
A Space Hunters se dedica a ajudar empreendedores a encarar esse dilema. A startup aplica big data e conceitos de urbanismo para mapear os endereços mais promissores, dentro do panorama específico de cada cidade.
UM DOS PRODUTOS DA STARTUP É UMA PLATAFORMA DE USO “SELF-SERVICE”
A empresa trabalha com três serviços principais. O primeiro é o aluguel da plataforma Space Data (99 reais ao mês), que auxilia o empreendedor a identificar por si próprio as características das regiões em que pretende instalar seu negócio.
[…]“Dá para ver qual o potencial de consumo [na região], divisão socioeconômica, padrão de potencial de consumo a domicílio ou fora de casa, quanto se gasta com automóvel naquela população… E comparar esses dados entre si.”
A SPACE HUNTERS COMBINA TECNOLOGIA E O TRABALHO DE ARQUITETOS
A segunda vertical é de assessoria a empreendedores. A Space Hunters oferece pacotes de consultoria dentro de 12 categorias — desde avaliação de pontos já existentes e busca por novos endereços até análise interna de shopping centers e rankeamento de cidades a partir de potencial de mercado.
Quando o empreendedor compra um desses pacotes, a startup insere no seu sistema os parâmetros específicos daquele negócio, mapeia os concorrentes e cruza com uma base de dados relativos à cidade — desde densidade populacional a indicadores econômicos e de educação.
Com esses dados em mãos, arquitetos dedicados à prospecção de imóveis vão atrás das melhores opções segundo as preferências do cliente. Ao final do prazo (de até três semanas), a Space Hunters entrega um relatório “enxuto, de fácil leitura”.
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