#NoMercado – Direito

Postado por: geovanna

Com atuação em mais de 30 países, a startup AirHelp começou em julho uma nova viagem com destino ao Brasil. Fundada em Hong Kong, a empresa enxerga enorme mercado no País: segundo dados próprios, 20% dos voos no Brasil são interrompidos ou têm atrasos superiores a 15 minutos.

A startup já atua no País, mas antes tinha como base apenas a legislação europeia. Agora, já escalou advogados brasileiros para trabalharem nos casos e ampliou o foco na tecnologia de inteligência artificial em terras nacionais. Para o diretor do escritório jurídico da startup, Christian Nielsen, que fica baseado em Berlim, a legislação brasileira sobre direitos dos passageiros aéreos é uma das mais fortes do mundo. “Somos líderes mundiais na defesa dos direitos dos passageiros, então temos uma combinação perfeita”, disse Nielsen.

O trabalho da empresa basicamente é o de prestar orientação para registrar uma reclamação por interrupções de voos. A companhia argumenta que, com a contratação de seus serviços, a indenização é bem maior do que se a ação for feita pelo próprio usuário. Além disso, é menos desgastante para a vítima. Para Nielsen, apesar da lei brasileira ser voltada para o passageiro, ela também é bastante complexa. “É difícil para um único indivíduo avaliar quanto de indenização ele merece e com o que se deve contentar”, afirmou. Nielsen alega questões estratégicas da empresa para não revelar números locais, mas garantiu que, no mundo, a AirHelp já ajudou 13 milhões de viajantes a lutarem pelo direito de compensação e responsabilizar as companhias aéreas por graves interrupções de voos.

A abertura do setor aéreo para empresas estrangeiras não influenciou a decisão de expandir as operações no Brasil, de acordo com o diretor. “Ao colaborarmos com advogados locais, isso não influenciou muito nossas decisões. Vimos uma lei local muito forte, que poucos viajantes conhecem”. Ele também comentou que, como os direitos dos passageiros brasileiros estão entre os mais fortes do mundo, se tratou de uma escolha “óbvia” para lançar o primeiro serviço com base em leis locais da América do Sul.

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Fonte: https://link.estadao.com.br/noticias/inovacao,startup-que-ajuda-passageiros-de-aviao-com-indenizacoes-foca-no-brasil,70002945922