#NoMercado – Eng. de Produção: Logística

Postado por: MATHEUS VIEGAS DE CAMPOS CAMACHO

O primeiro aplicativo de cargas para caminhoneiros do mundo foi o TruckPad. O empreendedor Carlos Mira fala sobre seu negócio, uma plataforma que conecta transportadoras e motoristas de caminhão autônomos. Aos 52 anos ele conta que no começo ouviu muita chacota.

Ouvia que caminhoneiro não usa smartphone, que a transportadora nunca pararia numa tela de computador para procurar caminhoneiro, que eles aparecem facilmente perguntando por aí. Mas em maio de 2018, estourou a greve dos caminhoneiros, que paralisou o Brasil e de certa forma provou que Mira estava certo: a categoria sabia manejar muito bem o smartphone.

A TruckPad contabiliza hoje 1,2 milhão de downloads do seu aplicativo — número superior, diz Mira, ao total de caminhoneiros no país pelas contas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (na época da greve, informação atribuída à consultoria NTC & Logística cravava esse número num patamar mais alto, em 2 milhões de caminhoneiros).

Dos 1,2 milhão de downloads, 500 mil motoristas já se registraram de fato na plataforma, e 60 mil abrem o aplicativo todos os dias, segundo o empreendedor.

Esse crescimento da empresa deve ser impulsionado por um novo aporte, anunciado em novembro de 2019, da chinesa Full Truck Alliance (também conhecida como Manbang Group).

Além do marketplace de frete, um e-commerce de peças e serviços. São três frentes de negócios. A principal, que responde por uns 80% do faturamento, é o marketplace de frete. “Temos vários modelos, desde a empresa pagar uma mensalidade para usar a plataforma, até clientes que nos pedem para localizarmos e contratarmos caminhoneiros por eles e nos pagam uma comissão. ”

Além disso, por meio de parcerias com marcas como Mercedes-Benz (investidora da TruckPad via Daimler), Michelin e ZF (gigante alemã de autopeças), a startup funciona também como um e-commerce de peças e serviços, de onde vem cerca de 18% do faturamento. De quebra, oferece informações sobre o perfil de seu público que ajudam essas marcas a se relacionar com os caminhoneiros.

Leia a matéria completa AQUI!

Fonte: https://www.projetodraft.com/a-truckpad-espera-transacionar-2-bilhoes-de-reais-em-2020/

Compartilhe:
Veja também