Oportunidade: Programa Mulheres Inovadoras 2022

Postado por: danillo.carvalho

Foi lançado em 8/3, Dia Internacional da Mulher, o edital do Programa Mulheres Inovadoras 2022, com presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, do ministro do MCTI, Marcos Pontes, e do presidente da Finep, Waldemar Barroso, durante a cerimônia “Brasil Pra Elas, Por Elas e Com Elas”, no Palácio do Planalto. Já está disponível no site da Finep o edital do Programa. O instrumento é um incentivo a startups brasileiras lideradas por mulheres, com o objetivo de contribuir para o aumento da representatividade feminina no empreendedorismo nacional, através da capacitação e do reconhecimento.  Em sua terceira edição, a chamada irá agraciar 15 startups, três em cada região do País, com o prêmio de R$ 120 mil.

A seleção se dará em duas etapas, Aceleração e Banca Avaliadora. A Aceleração é o processo que prepara as empresas, de forma rápida e eficaz, para se apresentarem competitivamente no mercado. A agenda de atividades inclui mentorias individuais e palestras. Para essa primeira fase serão escolhidas 30 empresas, seis por região do País. Como conclusão desta etapa, cada concorrente deverá fazer a apresentação de seu plano de negócio a uma banca avaliadora, que é próximo estágio do processo seletivo.

As bancas examinadoras serão regionais, como forma de melhor avaliar a aderência e viabilidade de cada proposta com base nos temas indicados no Edital, vis-à-vis o contexto local.  A Finep/MCTI busca projetos que desenvolvam regionalmente tecnologia e modelo de negócios inovador ou produtos, serviços ou processos marcadamente inovadores, produzidos a partir de novas tecnologias ou da integração daquelas existentes, mas que contenham desenvolvimento novo.

São elegíveis startups que possuam pelo menos uma mulher entre seus empreendedores em função executiva ou gerencial. Mas atenção! Não basta um nome feminino figurando entre os sócios para que a empresa possa se candidatar.  Essa mulher precisa ter participação societária igual ou superior às participações individuais dos demais empreendedores. Se não tiver, a soma das participações femininas no empreendimento deve ser pelo menos igual à soma da participação dos demais sócios.  Além disso, as mentorias do programa Aceleração são dirigidas especificamente às gestoras e executivas. Homens nesse processo, só os analistas da Finep ou palestrantes.

As inscrições se encerram em 28 de março de 2022 e o resultado final está previsto para 16 de setembro de 2022. O cronograma e todas as informações estão disponíveis no Edital, no site da Finep.

O Prêmio Mulheres Inovadoras tem como apoiadoras a Oria Capital, a RME – Rede Mulher Empreendedora, a Sororitê e o Founder Institute, e já agraciou, com R$ 100 mil, 15 startups em seus dois primeiros anos de realização. Este ano, o valor da premiação passa a ser R$ 120 mil e as agraciadas, que foram 10 na última edição, passam a ser 15. A mudança se justifica, como explica o Diretor Financeiro, de Crédito e Captação da Finep, Adriano Lattarulo: “em 2022, o valor da premiação e a quantidade de premiadas aumentaram devido ao sucesso da iniciativa que revelou valorosas startups lideradas por mulheres em cada região do Brasil”

Fonte: FINEP.