os 4 estágios de uma startup

Postado por: danillo.carvalho

As startups são empresas que necessitam acelerar seus cronogramas de evolução, por sempre estarem trabalhando contra o tempo: quanto mais o tempo passa, maior a chance de sua ideia ou negócio tornar-se irrelevante ou outra empresa criar um produto ou serviço semelhante.

Assim, para agilizar as fases pelas quais a empresa passa e passará, ela necessita do que é conhecido como venture capital ou capital de risco. Geralmente, esse investimento é utilizado para aumentar a base de clientes da organização e acelerar seu crescimento.

Dessa forma, o ecossistema de startups utiliza nomenclaturas para cada estágio das empresas, visando facilitar a identificação de oportunidades, nas plataformas de investimentos, fundos ou aceleradoras. Esses estágios muito informam sobre a situação da organização, sendo eles: ideação, operação, tração e escala.

Ideação

O estágio de ideação é o mais básico. A necessidade é desenvolver um MVP: mínimo produto viável, para poder testar seu produto/serviço no mercado e avaliar a aceitação. Nesse estágio, os investidores mais frequentes são familiares, o próprio empreendedor e sua rede pessoal de contatos. A startup ainda pode receber o chamado “capital semente”, vindo de anjos, aceleradoras ou fundos especializados. O nome capital semente vem dos nomes pre-seed e seed. Eles indicam respectivamente startups em estágio bem inicial, somente com ideia formada ou MVP, e startups que já começaram a validação dos seus produtos, com os primeiros clientes pagantes.

Operação

Nessa fase, o grande objetivo são os clientes e a startup precisa encontrar o encaixe entre a solução proposta e o mercado consumidor, o que se conhece como product market fit. Nela também ocorrem os investimentos conhecidos como Série A: responsáveis por permitir que a ideia se torne de fato um negócio, possibilitando o fechamento de novos contratos e definindo o melhor modelo de monetização.

Tração e Escala

Os últimos dois estágios ocorrem em conjunto, dependendo um do outro para manter o crescimento da startup. Tração e escala é algo que as empresas estão buscando desde o início: o grande desafio é ganhar escala rápido, por isso a tração é de suma importância.

Nesse estágio, é preciso angariar ainda mais clientes e manter o ritmo de crescimento, evitando que os custos para manter a operação ultrapassem a receita. Aqui não é suficiente entender somente seus clientes, mas também os canais mais apropriados para atraí-los (channel product fit) e explorar estratégias como a internacionalização. Os investimentos nessa fase, que vão de Série B até C, D, E (…), são realizados por fundos de Capital de Risco e fundos de growth equity, principalmente internacionais.

Fonte: https://www.startse.com/noticia/colunistas/startup-estagio-crescimento