Pantanal Incubadora Mista de Empresas inicia parceria com o Centro Internacional de Negócios da FIEMS e ESAN/UFMS para auxiliar empresas incubadas na exportação de seus produtos

Postado por: Jardel Pauber Matos E Silva Silva

Como as empresas incubadas na Pantanal Incubadora Mista de Empresas – PIME/UFMS estão em constante crescimento, se aproxima o momento desses empreendimentos iniciarem o processo de exportação de seus produtos. Para isso, a UFMS iniciou as tratativas para firmar uma parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS) e ESAN para alavancar a expansão de algumas empresas incubadas.

A parceria consiste na assessoria/consultoria, fornecida pela FIEMS e ESAN/UFMS, para auxiliar as empresas BrewOne, ENG Soluções Tecnológicas e INDEXT Soluções Tecnológicas, nas questões técnicas, burocráticas e jurídicas que envolvam importação e exportação.

O processo de exportação e importação das empresas incubados é uma das ações do Programa de Internacionalização da PIME, e que tem como objetivo principal ampliar a capacidade de geração de emprego e renda dos empreendimentos. Nesse sentido, a PIME contou com a colaboração da professora Luciane Cristina Carvalho, da ESAN, na preparação das empresas para iniciar as atividades relacionadas a importação e exportação.

E a primeira atividade já fora realizada com o Centro Internacional de Negócios de Mato Grosso do Sul, vinculado à FIEMS, com a coordenadora do Centro, Nathália Alves. A ação já permitiu confirmar a importância da parceria, como por exemplo a detecção da NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) correta dos produtos e alguns parâmetros da Lei de Maquila, do Paraguai, que poderá auxiliar as empresas incubadas.

Segundo o empresário Lucas Aguirre, da empresa ENG, “a consultoria com a Nathália foi muito produtiva, já que a FIEMS irá auxiliar na formação de preço dos nossos produtos para exportação, auxiliar nas questões que envolvem importação” complementando ainda que “seremos orientados de que maneira poderemos utilizar todos os incentivos, previstos em lei, da melhor forma possível para reduzir parte da carga tributária nas nossas importações e exportações”.

Saiba mais sobre as ações da Pantanal Incubadora Mista de Empresas, siga a gente no Instagram e Facebook