Workshop mostra como a Inteligência Artificial pode transformar negócios e produtividade

Postado por: Filipe Braga

No fim da tarde de quarta-feira, 18 de setembro, o Laboratório de Soluções da Aginova se tornou palco de reflexões e descobertas sobre o impacto da tecnologia no mundo empresarial. Empresários do HUB PIME participaram do Workshop “IA para Negócios e Produtividade”, conduzido por Héctor de Nara Rigon, engenheiro físico, gestor de projetos de inovação na Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul)  e consultor em Inteligência Artificial aplicada a negócios.

De forma didática e com exemplos práticos, Héctor mostrou que a Inteligência Artificial já deixou de ser promessa de futuro e se tornou uma aliada presente no dia a dia das empresas. Logo no início, ele destacou a importância de enxergar a IA como ferramenta de ampliação de resultados: comparou sua utilização ao impacto da bicicleta na mobilidade humana, reforçando que a tecnologia multiplica a capacidade de produzir, decidir e inovar.

A apresentação percorreu desde uma breve linha do tempo da evolução da IA até a chegada de modelos de linguagem como ChatGPT, Perplexity e Gemini, que mudaram a forma de interagir com a tecnologia. O foco, no entanto, foi mostrar como esses recursos já podem ser aplicados de maneira prática.

Héctor apresentou soluções acessíveis que podem fortalecer diferentes áreas da gestão. O Magie contribui para a agilidade financeira ao simplificar pagamentos. O Gitmind apoia o planejamento estratégico com recursos de organização visual de ideias. Já o Toki AI facilita a gestão do tempo ao integrar compromissos do Google Agenda ao WhatsApp. Ferramentas como TL;DV e Fireflies.AI oferecem maior eficiência no acompanhamento de reuniões, com registros e transcrições automáticas. A ElevenLabs e o Heygen, por sua vez, ampliam as estratégias de comunicação e capacitação, permitindo treinamentos dinâmicos e conteúdos personalizados para equipes e clientes.

A percepção dos empresários também reforçou o impacto do encontro. O workshop trouxe ideias práticas de como aplicar a inteligência artificial para gerar valor nos negócios. Outros empresários elogiaram a didática do palestrante, ressaltando que a forma como as dúvidas foram respondidas trouxe ganhos próximos a uma consultoria. Um empresário, por sua vez, ressaltou a escolha acertada da PIME ao promover o treinamento, classificando a experiência como excelente.

Entre uma demonstração e outra, ficou claro que as possibilidades são vastas, mas que é preciso critério. “O desafio não é usar todas as ferramentas, mas identificar quais realmente trazem impacto para o negócio”, reforçou o palestrante. Ao mesmo tempo em que revelou soluções capazes de economizar horas de trabalho, lembrou que nenhuma tecnologia substitui a necessidade de processos bem estruturados e governança. “Sem organização, a IA vira só moda. É preciso alinhar estratégia, pessoas e ferramentas para colher resultados reais.”

Texto: Sabrina Bodanese.

Compartilhe:
Veja também