#NoMercado – Zissou – Cama para pets
Colchão duro, travesseiro molenga demais, muita luminosidade ou barulho em excesso. Você com certeza sabe que questões atrapalham o seu sono ideal. Mas quais são os problemas que afetam as sonecas do seu cachorro? A pergunta não é um mero detalhe, já que os cães levam uma vida boa e podem passar mais da metade do dia dormindo.
Mas, se os pets não podem narrar seus perrengues na hora de dormir, ninguém melhor que os donos deles para desvendar esse mistério. Foi pensando nisso que a Zissou, marca de produtos premium para o sono, decidiu ir além dos colchões e travesseiros e convidou os clientes para participar da criação de sua cama para cachorros.
“Nosso propósito é redefinir a relação com o sono, não só das pessoas, mas de todo mundo”, diz Andreas Burmeister, um dos fundadores da Zissou.
Assim, a empresa criou um workshop de dois dias em que consumidores que consideram os pets como parte da família apresentaram as reais necessidades dos cães -e deles mesmos- para a cama canina ideal: ela precisaria ser confortável, com apoio para a cabeça, fácil de lavar e leve para transportar.
Conduzido pelos especialistas em design e desenvolvimento de produtos da agência Gorila Design, o processo culminou, há dois anos, na criação da Toca, uma cama que reúne todas as exigências acima e ainda “abraça” o bicho de estimação. “A ideia é que o cachorro se sinta protegido. Ele vê a cama e, instintivamente, ‘cava’ o seu buraco, se entoca. E a cama o abraça”, explica Andreas. Seu lulu da pomerânia, Olaf, foi um dos beta testers e adorou o produto.
“Um processo colaborativo, em que o usuário participa desde o início, descobrindo, criando e desenvolvendo junto com a marca, gera escolhas mais assertivas, consumidores mais felizes e produtores mais satisfeitos”, diz Fernanda Jordani, da Gorila Design.
A criação da caminha para cachorros, uma ideia antiga que já vinha pipocando na cabeça dos sócios da Zissou, acabou sendo antecipada por um evento inusitado. A produtora de cinema Universal procurou a startup, ainda no início de 2019, para promover uma ação conjunta com o lançamento da animação “Pets 2: A Vida Secreta dos Bichos”. “Nos Estados Unidos, o estúdio vinha desenvolvendo, com sucesso, estratégias de lançamento junto com startups e queria reproduzir esse movimento no Brasil”, explica Andreas.
O sócio da Zissou correu para os Estados Unidos para agilizar o desenvolvimento do produto na mesma empresa americana que fabrica os colchões da marca – e que também nunca tinha feito um produto para bichos de estimação. A estratégia deu certo: a Toca e o filme tiveram estreia simultânea –e com barulho– em junho de 2019.
O evento de lançamento, no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, foi marcado por uma ação interativa em que os donos levavam seus pets a explorar um labirinto de atividades. A partir dos caminhos escolhidos pelos animais, os humanos podiam “desvendar” a identidade dos pets. “Os clientes ficaram muito felizes”, conta Andreas. “Esse é o nosso produto que mais engaja.”
[…]Leia a matéria completa aqui.